IMG_7200.jpg

Grau

A Pedagogia Waldorf surge em 1919. Rudolf Steiner estende a Antroposofia, método criado por ele, à Pedagogia, Medicina, Agricultura, Arquitetura.  Na educação, o ensino avança para além do Jardim de infância. 

 

Falaremos um pouco aqui do ensino no segundo setênio, que vai dos 7 aos 14 anos.

Neste período, a criança desperta para o mundo. Na Escola Waldorf, ela conta com o professor de classe, que a acompanhará por oito anos. Ele será a autoridade amada que olha pela criança, para o seu todo. 
A criança, a cada ano, desperta para novos interesses e a Pedagogia Waldorf respeita, profundamente este preceito. 
O desenvolvimento físico, anímico e espiritual andam juntos, também no processo educacional. 

 

Desde o primeiro ano até o nono, período ao qual chamamos de Grau, o ensino é dividido em épocas, em média de quatro semanas para cada matéria: português, matemática, geografia, história, línguas estrangeiras, ciências e mais tarde, física, química...
Além destas matérias curriculares, a Pedagogia Waldorf  atua com as artes por todo o caminho de aprendizagem: trabalhos manuais,  marcenaria, teatro, aquarela, modelagem, música,  escultura... Como se vê, o artístico se manifesta em todas as áreas, desde a elaboração do caderno, até nos desenhos, pinturas, etc.

 

Todo o currículo exigido pelos estatutos das leis de Educação é plenamente contemplado.
Nossa avaliação é feita diariamente e relatórios anuais são descritos e entregues à família no final de cada ano.
Conversas periódicas com as famílias, possibilidade de encaminhamento e retorno a todo o processo de aprendizagem é, amplamente discutido e trabalhado.
Assim, explano um pouco da Pedagogia Waldorf  e sua maravilhosa atuação  no mundo da educação. 


Professora Débora Porto

©2018 Desenvolvido por pais do Jardim Waldorf Arco-íris.

Todos os direitos reservados.