Buscar
  • Jardim Waldorf Arco Ìris

Época de Micael

O mês de setembro tem uma simbologia especial para os alunos das escolas Waldorf. É o período em que se comemora a Época de Micael, o arcanjo da força e da coragem, que combate o ‘dragão da maldade’, lutador do bom combate, aquele que nos ensina a extirpar de dentro de nós tudo aquilo que nos impede de ter vida plena e feliz, que nos ajuda a nos tornar melhores, não do que os outros, mas melhores que nós mesmos.


São Micael nos ensina a enfrentar os dragões do medo, da maldade, usando a força do nosso ser pleno e bondoso, a força interior que preenche todo ser humano, mas que, por vezes fica escondida, mascarada pelos ‘dragões interiores’. Estes se escondem com a máscara da tristeza, da raiva, do medo dos desafios da vida que nos afastam daquilo que somos em essência, do nosso verdadeiro “eu”. Nessa época, nas escolas Waldorf, as crianças são convidadas a externar essa força interior com desafios de superação, onde elas empregam esforços pessoais para conseguirem vencer os seus ‘dragões’. Desafios estes, aparentemente intransponíveis. A inspiração para transpor essa etapa de adversidades encontra-se na figura de Micael, ou Arcanjo Miguel, como é mais conhecido na liturgia católica.



No Jardim Waldorf Arco-íris Fortaleza, o encerramento da Época de Micael aconteceu no sábado, 29/09, exatamente no seu dia, e teve apresentação do teatro de mesa “Micael e as crianças estrelas”, encenada pelas professoras e assistentes de sala. "Os contos infantis, com suas luzes puras e suaves, fazem nascer e crescer os primeiros pensamentos, os primeiros impulsos do coração. São também contos do lar, porque neles pode-se apreciar a poesia simples e enriquecer-se com sua verdade. E também porque eles duram no lar como herança que se transmite.” . Durante a época de Micael, os professores confeccionaram manualmente todo o teatro e buscaram, junto da natureza, elementos que deixaram a apresentação ainda mais bela. Tudo feito com muito amor e carinho para as crianças e suas famílias.

Ao final da apresentação, as crianças receberam saquinhos com sementes de girassol para plantarem em casa e assim festejarem a primavera. Um lindo coral formado pelas crianças do Jardim se manifestou espontaneamente, cantando livremente acompanhando as canções do teatro. Após a apresentação, todos desfrutaram de um café da manhã compartilhado, com produtos trazidos por cada família. Uma farta mesa com frutas, sucos, pães, bolos foi partilhada entre os presentes. Ao final da manhã, todos saíram imbuídos dos sentimentos trazidos pela apresentação teatral e sua mensagem simbólica, representada por São Micael e sua época de desafios e vitórias. Fotos: Anderson Damasceno.

231 visualizações

©2018 Desenvolvido por pais do Jardim Waldorf Arco-íris.

Todos os direitos reservados.